Os melhores 6 lugares para intercâmbio e como dar entrada no seu

Os melhores 6 lugares para intercâmbio e como dar entrada no seu

Amanda Britto
Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter

Ter a experiência de viver em um outro país por um tempo é algo que fascina muita gente. Poder trabalhar ou estudar e conhecer outras culturas, sem dúvida, são os sonhos de muita gente. Conheça 6 lugares para fazer intercâmbio e como conseguir ir para lá. 

6 lugares para intercâmbio: tudo que você precisa saber

Hoje em dia quase todos os países têm programas de intercâmbio com o Brasil, alguns lugares o processo é mais simple e em outros existe mais burocracia, mas vamos falar do que você precisa para conseguir o intercâmbio mais a frente, agora veja os 6 melhores destinos:

1. Londres (Reino Unido)

2. Budapeste (Hungria)

3. San Diego (EUA)

4. Sydney (Austrália)

5. Auckland (Nova Zelândia)

6. Vancouver (Canadá)

1. Londres (Reino Unido)

Abrindo nossa lista de lugares para fazer intercâmbio, temos uma das principais cidades do mundo. Londres é um pólo cultural incrível, possui uma estrutura de primeiro mundo e possui instituições reconhecidas como Oxford e Cambridge.

Se você aprendeu inglês por aqui em alguma instituição que ensinava o inglês britânico, Londres será a melhor opção. Além disso, a cidade é repleta de restaurantes, dos famosos pubs e possui atrações para todos os gostos.

2. Budapeste (Hungria)

Uma das cidades mais badaladas do Leste Europeu atualmente, Budapeste é repleta de cultura e muita história, possui castelos, monumentos e pontes incríveis, oferecendo uma experiência completa.

Outro ponto que vale ressaltar é que a Hungria não faz parte da zona do Euro, logo a conversão com a nossa moeda é um pouco melhor. Além disso, a cidade tem uma noite bem agitada, perfeito para curtir os dias de folga. 

3. San Diego (EUA)

Seguindo nossa lista de lugares para fazer intercâmbio, temos uma cidade dos Estados Unidos que eu aposto que você não sabia que valia pena fazer um intercâmbio por lá.

A cidade de San Diego tem todo esse potencial por conta da sua diversidade cultural, sofisticação e dinamismo. A cidade tem raízes latinas, logo o povo é mais acolhedor, algo mais próximo do que temos no Brasil. 

A diversidade também está presente na gastronomia local que mistura o melhor da culinária mexicana e estadunidense com muitas opções de peixes e frutos do mar.

4. Sydney (Austrália)

Outro destino incrível para um intercâmbio é a cidade de Sydney, Austrália. Reconhecida mundialmente por ter sido a sede das primeiras Olimpíadas do século em 2000, a cidade se reformou para aquele evento e se tornou uma metrópole de respeito.

A ótima infraestrutura faz da cidade perfeita para quem quer fazer um intercâmbio a estudo ou a trabalho. Além disso, o clima é agradável, o povo é acolhedor e a cidade possui belas praias.

5. Auckland (Nova Zelândia)

Outra opção na Oceania fica no país vizinho da Austrália, em uma cidade que talvez você não conheça, mas que deveria, isso porque a cidade já foi eleita uma das três melhores do mundo para se viver.

Sua qualidade de vida, clima agradável e suas belas praias são um atrativo para turistas e também para quem quer fazer um intercâmbio. A cidade tem estrutura de primeiro Mundo e instituições de ensino reconhecidas, vale a pena incluir no seu radar.

6. Vancouver (Canadá)

Fechando nossa lista de lugares para fazer intercâmbio temos a cidade Vancouver no Canadá, uma excelente pedida para quem quer estudar dois idiomas ao mesmo tempo. Isso porque o país tem duas línguas oficiais: inglês e francês.

A cidade possui uma infraestrutura incrível e possui uma qualidade de vida bem alta. Um detalhe curioso é que muitas produções de Hollywood como Homem de Aço, Planeta dos Macacos e Quarteto Fantástico foram gravadas em Vancouver. 

A cidade costuma receber produções por ter o preço de locação mais barato que nos EUA, já pensou trombar com Superman na fila da padaria em um dia de filmagem?

O que é preciso para conseguir fazer intercâmbio?

Agora que você já conhece alguns dos melhores lugares para fazer intercâmbio já deu o primeiro passo rumo a conseguir realizá-lo. Após decidir qual será a cidade em que você tentará, siga os passos:

Escolha o programa de Intercâmbio que quer fazer 

Existem, basicamente, três tipos de intercâmbio: de estudos, a trabalho e preparatório e cada um terá suas próprias regras, veja como funciona cada um.

  • Intercâmbio de estudo: Geralmente escolhido para estudar alguma língua, você deve escolher o nível do curso: básico, intermediário ou avançado. No geral exige que você assista a um número obrigatório de aulas e algumas eletivas;
  • Intercâmbio a trabalho: Um curso de línguas voltado para carreira profissional, você deve escolher um nível e montar a grade de aulas;
  • Intercâmbio preparatório: Essa modalidade é voltada para quem quer se preparar para exames de certificação internacional como Cambridge, TOEFL, TOEIC entre outros.

Separe toda a documentação necessária

Fazer intercâmbio é sinônimo de papelada e burocracia e dependendo do país muita papelada e várias etapas de verificação. Os documentos mais comuns são:

  • Passaporte;
  • Carteira de identidade;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de residência no Brasil;
  • Certificado de estudo ou diploma;
  • Documentos específicos exigidos pela agência de intercâmbio ou pelos consulados.

Além disso, procure saber qual documento seu é válido para uso dentro do país em que você vai estar e faça algumas cópias coloridas e autenticadas para não correr o risco de perder as originais.

Outros cuidados

Após dar entrada na papelada junto a empresa de intercâmbio, você precisará providenciar mais algumas coisas como:

  • Seguro Saúde: Obrigatório em alguns países e, extremamente aconselhável de se fazer para não passar aperto em um país desconhecido;
  • Medicamentos de uso contínuo: Sempre ande com as receitas e verifique se os remédios são permitidos no país em que você vai.  

E aí, já sabe qual dos lugares para fazer intercâmbio você tem vontade de ir? Quer economizar mais na sua viagem, veja nosso artigo sobre como fazer uma viagem internacional barata. 

Outra forma de economizar na sua viagem é através de cashback. O sistema de cashback funciona retornando parte do dinheiro que você usou para fazer uma reserva de hotel. Ou seja, sua viagem fica ainda mais barata porque você recebe de volta parte do que gastou. 

Aproveite para economizar ainda mais ganhando cashback na reserva de sua hospedagem. Como? Acesse a Vacato e aproveite nossas soluções.

Somos um site especializado em cashback para diárias nos principais hotéis e resorts do Brasil e no mundo. Conheça todas as vantagens e comece a receber cashback a cada viagem.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter