Lista dos 18 melhores lugares para viajar sozinho

Lista dos 18 melhores lugares para viajar sozinho

Amanda Britto
Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter

Está planejando uma viagem solo e procura os melhores lugares para viajar sozinho? Nesta lista, você encontra 18 sugestões de destinos no Brasil e no mundo para colocar no seu planejamento.

Viajar é uma delícia e uma ótima forma de espairecer a cabeça. Conhecer novos espaços que ainda não fomos e descobrir as características de cada região, é algo enriquecedor.

E viajar sozinho ainda pode ser ainda mais revelador. Entretanto, escolher lugares para viajar sozinho demanda algumas atenções diferentes. 

Tem vantagens, mas é importante ficar atento para não acabar indo para algum canto perigoso ou que não tenha muito o que se fazer sozinho.

Para te ajudar a ser assertivo na escolha e curtir tanto você mesmo quanto a viagem, fizemos essa lista dos melhores lugares para viajar sozinho. Dividimos a lista em:

  • Brasil;
  • América Latina;
  • mundo.

Assim, atendemos todo tipo de viajante solo. Não deixe de salvar a página nos favoritos para você voltar aqui sempre que precisar. Você pode fazer diversos roteiros de viagens com os lugares incluídos aqui.

Agora vamos começar a conversa sobre os melhores lugares para viajar sozinho.

Melhores lugares para viajar sozinho no Brasil

1. Bonito (MS)

Um paraíso perdido no Mato Grosso, Bonito é um destino muito almejado e é um dos melhores lugares para viajar sozinho. 

Indicado para quem procura maior contato com a natureza e belas paisagens. É uma viagem que enche os olhos e o peito de qualquer um e da qual você volta renovado.

A cidade de pouco mais de 22 mil habitantes é muito conhecida pelo ecoturismo e atrativa até internacionalmente.

Outro fator interessante é que a cidade recebeu o selo Safe Travels, criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo, conforme divulgado pela Enfoque MS.  

Se quiser conhecer um pouquinho mais de Bonito, leia o artigoO que fazer em Bonito? 5 lugares que você precisa conhecer quando for para lá”. Assista também ao vídeo abaixo que mostra alguns lugares legais da região:

2. Manaus (AM)

Uma boa opção para quem quer explorar o norte do país. A capital do Amazonas é bastante movimentada, receptiva com turistas e com muitas opções de atividades pela região.

Desde passeios naturais até uma caminhada pelo centro histórico e cultural da região, é uma alternativa para quem busca conhecer mais do próprio país. Há muitos viajantes solos e muitos eventos folclóricos.

O mês de junho, perto do Festival de Parintins, é o mais indicado para uma primeira viagem. Lembre-se de levar roupas frescas porque o calor e abafamento é característico da região.

Se quiser se encantar mais, basta assistir ao vídeo abaixo:

3. Jericoacoara (CE)

Em Jeri, você encontra praia, calmaria, mas também agitação se quiser. A cidade simples e pequena costumava ser uma vila de pescadores e mantém seu aspecto rústico.

Isso dá todo o charme para a região. Passar os dias nas belas praias, pôr do sol nas dunas e à noite aproveitar o forrozinho. 

Alternativa espetacular para se ir sozinho, pois com certeza você conseguirá aproveitar. Segue abaixo um clipe com os melhores lugares de Jeri:

4. São Paulo (SP)

Agora fugindo um pouco de regiões de natureza e indo para um ambiente bem urbano, São Paulo é um dos melhores lugares para viajar sozinho, visto que não falta coisa para fazer.

Uma cena cultural viva com museus, eventos variados e uma vida noturna de respeito, você encontra um mundo de atividades para fazer em uma viagem para a capital.

Com mais de 12 de milhões de habitantes, trata-se de uma opção para quem gosta de centros populosos.

5. Ouro Preto (MG)

Se você quer conhecer o interior de Minas, Ouro Preto é um dos melhores lugares para viajar sozinho. Típica cidade histórica, existem muitas atividades quando o assunto é o que fazer em Ouro Preto.

Caminhar pelos morrinhos e visitar o centro histórico observando a arquitetura é um deleite. A cidade é tombada pelo Iphan e a primeira do Brasil a ser considerada Patrimônio Mundial pela Unesco.

Visitar as igrejas ou obras de Aleijadinho são passeios necessários para fazer. Além disso, diversos eventos acontecem na cidade como, por exemplo, a Mostra de Cinema de Ouro Preto.

Mas o turismo de Ouro Preto não vive apenas da sua história. A cidade também é conhecida pela agitação por se tratar de uma cidade universitária.

O Carnaval, por exemplo, é bem famoso e movimentado, perfeito para quem também gosta desse rolê. No vídeo abaixo, você conhece mais sobre esse sucesso:

6. Paraty (RJ)

Paraty é uma cidadezinha histórica que fica no litoral do estado do Rio. Unindo a beleza tradicional à natureza, Paraty é com certeza um destino incrível e que merece ser considerado por quem procura os melhores lugares para viajar sozinho no Brasil.

O centro conta com uma movimentação incrível de variados turistas e muitas opções gastronômicas e de bares. Já as praias são espetaculares, garantindo dias deliciosos de passeios.

É uma boa alternativa também para quem gosta de eventos culturais, já que é receptora de diversos deles. A Flip é um bom exemplo a ser citado. Você conhece mais um pouco dela no vídeo:

7. Curitiba (PR)

Para finalizar a lista dos melhores lugares para viajar sozinho no Brasil, chegamos em Curitiba. A capital do Paraná é um centro cultural riquíssimo e de muita qualidade para se conhecer.

É considerada a melhor capital do país para se viver. Seu desenvolvimento é alto e a cidade é bem famosa por esse aspecto.

Viajar sozinho para lá é sinônimo de segurança e cuidado com boa infraestrutura urbana. Vale a pena dar uma passada na cidade e explorar suas opções.

Só não esqueça de incluir na mala uma boa leva de casacos, principalmente se for no inverno. O climinha de Curitiba é bem frio, sendo comparado por muitos com o clima europeu.

Melhores lugares para viajar sozinho na América Latina

8. Buenos Aires (Argentina)

Buenos Aires é um dos melhores lugares para viajar sozinho na América Latina. São diversos os  relatos de aproximação com outros viajantes e muitos lugares para conhecer.

Desde eventos típicos como tango até espaços culturais como o Teatro Colón, a capital da Argentina é simplesmente tudo para quem quer começar a conhecer um pouquinho mais da América Latina.

No vídeo abaixo, você confere um pouquinho mais dessa opção:

9. Punta del Este (Uruguai)

Esse é um dos melhores lugares para viajar sozinho para quem é festeiro. Punta del Este é conhecida como uma espécie de Ibiza latinoamericana e com certeza merece ser considerada como destino.

Uma viagem solo para Punta pode render ótimas histórias e conhecer muitas pessoas novas. Conta com belas praias, mas as festas são as maiores atrações.

É uma região bem luxuosa, com verdadeiras mansões em locais como Playa Brava ou San Rafael. Então, você encontrará turistas do mundo inteiro indo passar uma temporada por lá.

10. Santiago (Chile)

Santiago é um dos destinos mais procurados por quem quer viajar pela América Latina. Com uma paisagem bem característica que tem os Andes cercando a cidade, conquista o coração de todos.

A capital do Chile conta com muitas atividades culturais para se fazer e conhecer. Além disso, é bastante hospitaleiro com viajantes solitários.

Há até um blog que traz relatos de mulheres que viajaram sozinhas para lá. Isso demonstra a segurança que a região passa e ainda o motivo de ser um dos melhores lugares para viajar sozinho.

Com um bom planejamento, vale muito a pena conhecer. No vídeo abaixo, você visualiza um pouco mais da cidade:

11. San Andrés (Colômbia)

San Andrés tem o mar caribenho multicolor que abraça a cidade. Uma opção menos luxuosa que Punta del Este, mas bem segura e receptiva para quem quer curtir as famosas praias do Caribe.

Ilha principal do arquipélago homônimo que também é composto por Providência e Santa Catalina, é perfeita para quem quer viajar sozinho para uma cidade praiana internacional de forma um pouco mais econômica.

No vídeo abaixo, você se encanta um pouco mais com a região:

12. Cusco (Peru)

Para finalizar os melhores lugares para viajar sozinho pela América Latina, ficamos com Cusco no Peru. Aproveitar para conhecer Macchu Picchu com certeza será transformador.

Com planejamento e preparo, é um lugar super tranquilo de conhecer. No vídeo abaixo, você confere como se planejar para ir ao Peru:

Melhores lugares para viajar sozinho pelo mundo

13. Toronto

Agora para iniciar a lista de melhores lugares para viajar sozinho pelo mundo, chegamos a Toronto. Uma cidade multicultural, que pulsa e é recheada de atividades e pontos turísticos para conhecer.

Explorar essa região é algo bem positivo e interessante, vale muito a pena experimentar. O Canadá foi considerado o melhor lugar do mundo para se viver em 2021 e está em 6º lugar no quesito segurança.

Então é uma opção bem interessante para quem ainda está um tanto inseguro para a primeira viagem sozinho. 

14. Auckland

A principal cidade da Nova Zelândia, um país considerado também muito seguro, é uma região bem turística e com muitos eventos.

Além disso, o país é conhecido por seus ambientes naturais. Diversos passeios incríveis podem ser feitos pela região. Praias da costa oeste e Muriwai, por exemplo, são boas opções.

No vídeo abaixo, você confere como é um dia em Auckland para ter uma ideia:

15. Hanói

Hanói, no Vietnã, é um dos melhores lugares para viajar sozinho. Se você tem interesse em conhecer um pouco da Ásia, saiba que é uma cidade muito interessante para explorar.

Principalmente para quem gosta de ter novas experiências culturais. Existem diversos eventos e locais tradicionais que demonstram muito como é a vivência de lá. Se esse é seu tipo de role, com certeza deve dar uma chance para Hanói.

Quanto à segurança, saiba que é uma região bem tranquila e acolhedora com imigrantes. Inclusive conta com uma comunidade de viajantes bem alta. Abaixo, você confere um relato sobre a experiência:

16. Bangkok

Bangkok é agitada e populosa. Junte a isso o choque cultural com a Ásia e pronto, terá uma viagem riquíssima.

Tailândia também é um destino muito comum, tendo sido o 10º país mais visitado em 2017 e o mais visitado da região do sudoeste asiático. Então, dá para ter uma ideia de que há muito interesse turístico por lá, certo?

Leia também: Como fazer uma viagem internacional barata: 7 dicas para fazer o roteiro caber no orçamento.

Para você entender o motivo, basta conferir alguns dos pontos da cidade:

17. Barcelona

Uma cidade extremamente agitada e receptiva. Não tem como não amar Barcelona, sendo também um dos melhores lugares para viajar sozinho.

Existem muitas atrações na cidade para aproveitar, sendo bem famosa pela arquitetura e pela cena artística. Além disso, você ainda consegue aproveitar ótimas praias.

A capital da região da Catalunha é tradicional e jovial, unindo o melhor dos dois mundos.

18. NYC

Para fechar nossa lista de melhores lugares para viajar sozinho, não podia faltar Nova York. Dispensando apresentações, New York é agitada e com muitas opções de passeios e espaços para conhecer.

Se o que você mais gosta são centros urbanos, essa é definitivamente uma alternativa que merece ser considerada com muita atenção. No vídeo abaixo, você confere um ótimo roteiro para uma primeira viagem para lá:

Gostou dos melhores lugares para viajar sozinho que selecionamos?

Conta para a gente qual desses tem mais a sua cara. Não deixe de compartilhar também se tiver alguma sugestão que faltou aqui.

Caso já tenha decidido seu próximo destino, confira as soluções que a Vacato oferece para os amantes de viagens. Economize na reserva da sua diária aproveitando nossos benefícios como o cashback.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter