O que fazer em Recife? 8 lugares para ir na sua próxima viagem [GUIA]

O que fazer em Recife? 8 lugares para ir na sua próxima viagem [GUIA]

Amanda Britto
Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter

Uma das cidades mais importantes na história do Brasil, Recife recebe milhões de visitantes todos os anos. Não sabe o que fazer em Recife? Veja essa lista e descubra.

Procurando o que fazer em Recife? 8 atrações e pontos turísticos

A capital do estado de Pernambuco é bem grande e diversa. Por isso, para aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer, você vai precisar dedicar uma estadia mais longa ou fazer mais de uma visita.

Entre tudo o que é possível fazer por lá, separamos algumas das atrações e pontos turísticos mais famosos para que você comece a montar seu cronograma de viagem a partir deles. 

Veja abaixo oito opções para você que não sabe o que fazer em Recife:

1. Galo da Madrugada

2. Memorial Luiz Gonzaga

3. Recife antigo

4. Museu da Cidade de Recife e Forte das 5 pontas

5. Praia de Boa Viagem

6. Olinda

7. Museu Cais do Sertão

8. Porto de Galinhas

1. Galo da Madrugada

O carnaval é uma das festas que mais movimenta Recife. Um dos maiores blocos de rua do mundo, o Galo da Madrugada é uma das atrações mais esperadas do carnaval pernambucano. 

Se você for à cidade nessa época, vale a pena acompanhar o bloco seguindo o boneco gigante do galo pelas ruas da cidade. O cortejo começa às 9h no sábado de carnaval e se estende até às 18h30.

São 9 horas de festa com mais de 30 trios elétricos espalhados em meio a multidão. Só em 2019, o bloco arrastou mais de duas milhões de pessoas pelas ruas de Recife durante o sábado de carnaval. 

Fonte: Brasil de fato

2. Memorial Luiz Gonzaga

A cidade é repleta de história e de personagens históricos brasileiros, como o cantor e compositor Luiz Gonzaga. O memorial em sua homenagem possui diversos instrumentos, discos, fotos, livros e exibe filmes e documentários sobre o Rei do Baião.

O local fica aberto a visitação de segunda a sábado das 9h às 17h e é possível agendar sua visita pelo site oficial.

Fonte: JC Online

3. Recife antigo

Também conhecido como Bairro de Recife, o local abriga o centro histórico da capital pernambucana e é repleto de história com construções do período colonial, museus, praças e ruas com arquitetura preservada.

O local teve sua origem em meados do século XVI quando foi criado um porto para auxiliar no escoamento do pau-brasil. É bem preservado e mescla todo o viés histórico com alguns grafites que dão um clima mais urbano e um contraste bem interessante.

Fonte: Prefeitura de Recife

4. Museu da Cidade de Recife e Forte das 5 pontas

Outra construção realizada séculos atrás, o local onde hoje é o Museu foi, originalmente, construído como um porto em 1630. O museu reúne diversos documentos, fotografias, mapas e fragmentos arqueológicos que contam a história da região.

Além disso, o prédio, que é bem conservado, tem uma arquitetura colonial que já é uma atração à parte. A entrada é gratuita e o museu fica aberto das 9h às 17h, de segunda a sábado. 

Fonte: Governo Federal

5. Praia de Boa Viagem

A famosa praia é um dos pontos altos do que fazer em Recife, principalmente, para quem gosta de curtir o sol e se refrescar. 

A região do entorno possui uma boa infraestrutura com bares e restaurantes e algumas piscinas naturais que se formam em meio aos arrecifes.

São cerca de 8 quilômetros de orla e por lá você encontra quadras de skate, ciclovia, playground, quadras poliesportivas e muito mais. 

Vale a pena conhecer a Praia da Piedade que fica um pouco mais a frente e é menos movimentada.

Fonte: Folha PE

6. Olinda

Coladinha em Recife, a cidade de Olinda é uma boa pedida para fazer um bate e volta. São apenas 10 quilômetros entre as cidades e vale a pena ir até lá para conhecer um pouco mais da história do estado.

Entre o sobe e desce das ladeiras, é fácil de encontrar construções antigas e patrimônios históricos tombados. Entre os mais famosos se destaca o mosteiro de São Bento, uma construção barroca do final dos anos de 1500 e a Igreja de Sá.

Fonte: Uol

7. Museu Cais do Sertão

A cultura de Recife, junto com grandes nomes e referências locais, como o cantor Luiz Gonzaga, são as principais temáticas desse museu que retrata a vida do sertanejo no nordeste brasileiro.

Lá dentro, você encontra exposições fixas, algumas com interatividade e outras com exibições temporárias, sempre focadas na cultura local do nordeste. 

O local é dividido em sete ambientes que retratam bem a história e a vida dos sertanejos. São eles:

  • Viver; 
  • Trabalhar; 
  • Ocupar; 
  • Cantar; 
  • Criar; 
  • Crer; 
  • Migrar.

Fonte: Archello

8. Porto de Galinhas

Fechando a nossa lista do que fazer em Recife, não podíamos deixar de fora uma das mais belas praias do Brasil e que fica a menos de 70 quilômetros da capital pernambucana

A região possui praias de areia branca e água cristalina e vale a pena ficar pelo menos uns três dias por lá. 

Saiba mais: Pousadas Baratas em Porto de Galinhas.

Fonte: Eu ando pelo mundo

E aí, gostou das opções do que fazer em Recife? Já começou a fazer o seu planejamento de viagem? Caso queira algumas dicas para baratear suas viagens, confira nosso artigo sobre como planejar uma viagem barata.

Quer economizar mais na sua viagem, seja ela a trabalho ou a lazer? Então, é hora de começar a reservar hotel com cashback

O sistema de cashback funciona retornando parte do dinheiro que você usou para fazer uma reserva de hotel. Ou seja, sua viagem fica ainda mais barata porque você recebe de volta parte do que gastou. 

Aproveite para economizar ainda mais ganhando cashback na reserva de sua hospedagem. Como? Acesse a Vacato e aproveite nossas soluções.

Somos um site especializado em cashback para diárias nos principais hotéis e resorts do Brasil. Conheça todas as vantagens e comece a receber cashback a cada viagem.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter