8 dicas sobre como viajar com segurança na pandemia [nacional e internacional]

8 dicas sobre como viajar com segurança na pandemia [nacional e internacional]

mario.galvao
Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter

Pegar as malas e viajar é o que muitos querem fazer, no entanto, sabemos que não é o momento mais adequado. Então, a pergunta que não quer calar é: como viajar com segurança na pandemia? Continue lendo e aprenda todas as dicas!

É possível viajar com segurança na pandemia?

Antes de saber como viajar com segurança na pandemia, é importante entender se é possível viajar na pandemia

Dentro do Brasil, cada cidade possui autonomia para aumentar ou diminuir as restrições de entrada de visitantes de um dia para outro, de acordo com a necessidade de controle do contágio do vírus no momento.

Além disso, locais públicos de embarque e desembarque de pessoas mudaram suas normas excepcionalmente nesse período.

Então, é possível sim viajar com segurança durante a pandemia, sabendo como estão operando os meios de transporte nesse momento.

Principais mudanças em aeroportos e companhias aéreas

O setor de aviação foi um dos que tiveram o maior número de alterações de regras durante a pandemia. Além de ter o número de viagens reduzido, também houveram alterações nas políticas de reembolso de passagens aéreas na pandemia.

Nas dependências do aeroporto e dentro dos aviões, as principais mudanças foram:

  • distanciamento social: dentro do aeroporto deve ser respeitado o mínimo de dois metros de distância entre as pessoas.
  • formas de higienização nas dependências do aeroporto: em todos os aeroportos devem estar espalhados terminais com álcool em gel 70% e banheiros e pias com sabonete líquido e papel toalha para a correta higienização das mãos.
  • instruções de segurança contra a Covid-19: em vários pontos do aeroporto e dos aviões devem ter placas e avisos com medidas de segurança para manter o distanciamento social e informar sobre a maneira segura de embarque e desembarque.
  • uso obrigatório de máscaras: tanto passageiros quanto funcionários do aeroporto e das companhias aéreas precisam usar máscaras obrigatoriamente o tempo todo;
  • Compras no aeroporto: caso precise comprar algo nas lojas dentro do aeroporto, dê prioridade por pagamento virtuais com o seu celular ou por cartões de aproximação para evitar o contato entre você e os funcionários.

Como viajar com segurança na pandemia: 8 dicas fundamentais

Agora que você já sabe algumas das mudanças que foram feitas no setor, separamos algumas dicas gerais para viagens na pandemia

Quer saber como viajar com segurança na pandemia, então siga essas boas práticas:

  1. Se possível, viaje de carro;
  2. Prefira viajar durante a semana;
  3. Faça refeições ao ar livre;
  4. Redobre as medidas de proteção básicas;
  5. Pesquise sobre a situação da cidade de destino;
  6. Pesquise sobre a acomodação que vai usar;
  7. Faça um teste PCR antes de ir e quando voltar;
  8. Aposte no ecoturismo;

1. Se possível, viaje de carro

Ao optar por viagens de carro, você evita todas as aglomerações de rodoviárias e aeroportos e é possível saber quem está viajando com você. Além disso, sempre que possível, escolha destinos próximos.

Além de facilitar a volta caso a taxa de contágio na cidade suba, viajar para perto evita que você precise ficar em um hotel no caminho ou que faça mais paradas e tenha contato com mais pessoas. 

2. Prefira viajar durante a semana

Mesmo em épocas normais de viagem, preferir dias de semana, além de mais barato, faz com que você encontre a cidade bem mais vazia do que em fins de semana ou feriados.

É claro que nem todos podem se dar a esse luxo, mas se você tem mais flexibilidade no trabalho ou trabalha em home office, vale a pena tentar. 

De segunda a quinta-feira, as chances de encontrar boas acomodações em preços menores e a cidade mais vazia é bem maior.

3. Faça refeições ao ar livre

Um dos momentos mais delicados para o contágio são as refeições, afinal, é a hora de tirar a máscara. Por isso, busque fazer suas refeições ao ar livre e prefira restaurantes em locais abertos como praças.

Sempre prefira o sistema à la carte para evitar filas e utilizar utensílios tocados por várias pessoas. Dentro do hotel na pandemia, busque saber se a sua acomodação oferece a opção de café servido no quarto para evitar aglomerações no refeitório. 

4. Redobre as medidas de proteção básicas

É sempre bom lembrar que saindo para outras cidades os cuidados e medidas de proteção precisam ser redobrados, por isso, nunca se esqueça de:

  • usar máscaras de qualidade,
  • manter o distanciamento de pelo menos 1,5 metro,
  • levar um frasco individual de álcool em gel 70%,
  • higienizar as mãos sempre que possível,
  • evitar aglomerações.

5. Pesquise sobre a situação da cidade de destino

No Brasil, cidades e estados têm autonomia para afrouxar ou apertar as restrições de circulação, bem como fechar fronteiras e até estabelecer toque de recolher de um dia para o outro, conforme a necessidade.

Por isso, pesquise sobre a situação do contágio de Covid-19 e a taxa de vacinação da cidade de destino. Se a viagem for para o exterior, indicamos que leia o artigo Viagem internacional na pandemia: principais cuidados e destinos”. 

6. Pesquise sobre a acomodação que vai usar

Outro ponto muito importante se você quer saber como viajar com segurança na pandemia, é entender como estão sendo aplicados os protocolos de segurança no hotel ou pousada que você vai se hospedar.

Procure ver comentários e reviews de outros hóspedes em redes sociais e aplicativos que compartilham informações de viajantes. Anote também as dicas do vídeo abaixo:

7. Faça um teste PCR antes de ir e quando voltar

Na grande maioria dos países que estão aceitando turistas brasileiros, o teste PCR negativo é um dos pré-requisito para desembarque

No entanto, mesmo se sua viagem for doméstica, vale a pena um exame para ter certeza que você não será um risco para ninguém.

Faça também um teste após três dias da sua volta para ter certeza que não contraiu a doença ou realize uma quarentena de 14 dias isolado de todos para não arriscar a saúde de ninguém.

8. Aposte no ecoturismo

Por fim, uma das principais apostas para turismo nesse momento é o chamado ecoturismo. Essa modalidade prioriza destinos com passeios e atrações ligadas à natureza. 

No Brasil existe uma infinidade de opções com trilhas, cachoeiras, parques nacionais, lagos, fervedouros, praias e todo tipo passeio ligado às belezas naturais locais, vale a pena o passeio. 

Quer conhecer algumas opções? Então acesse o artigo, “Praias abertas na pandemia: 10 opções espalhadas pelo Brasil onde é possível relaxar com mais segurança”. 

A Vacato é um site especializado em cashback para diárias nos principais hotéis e resorts. Conheça todas as vantagens e comece a receber para viajar.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter